Recomendação de 10 filmes baseados em obras literárias | Lista


- “O livro é melhor que o filme! Leia o livro que você vai gostar!”
- “Esse personagem não existe no livro, foi inventado no roteiro”
- “O livro explica essa parte melhor! E aquela outra parte não existe!”
Aposto que já se depararam com algumas dessas frases sendo ditas por alguém com quem vocês assistiram algum filme. Se não ouviu, há grandes chances de você ter soltado esses comentários! Afirmo com propriedade porque confesso que eu sou desses, reclamo bastante de adaptações literárias que são lançadas por aí! Mas é claro que há exceções!

Adaptar um livro para filme nem sempre dá certo pois é pouco tempo para muito assunto. Mesmo quando a obra é dividida ainda há o risco de histórias serem alteradas, personagens cortados ou até mesmo inventados, pois como sabemos, são mídias diferentes!

Hoje nossa lista de filmes será sobre adaptações literárias que viraram filmes. Pode ser que tenham alguns SPOILERS, pode ser que muitos ou todos os títulos já conheçam, mas o meu ponto é semear a curiosidade e despertar a vontade de ler ou assistir, mesmo que seja um único título dentre os dez escolhidos para o post! Caso toda a lista já seja do seu conhecimento, deixe sua opinião, faltou algum título? Algum não agradou? Sugestões e críticas são sempre bem-vindas! Vamos ao filmes!

Metrópolis (1927)
Título original: Metropolis

O primeiro título é um clássico dos cinemas, baseado na obra homônima da escritora Thea von Harbou, lançado no Brasil pela Aleph e com direção do seu antigo marido Fritz Lang. Sua história é bem fiel ao livro, até porque a própria Thea participou do roteiro e mostra a uma cidade futurística em que há trabalhadores explorados e um homem que tudo domina. Nesse contexto, o filho do rico homem se apaixona por uma das trabalhadoras. O longa é interessante não apenas pela qualidade do filme que foi feito na década de 20 como também por ser um das primeiras representações daquilo que hoje em dia chamamos de robô!

Há de se destacar um ponto, não relacionado exatamente com a obra, mas com a Thea que ficou marcada por anos depois ter sido uma das apoiadoras do nazismo na Alemanha.


O Sol é Para Todos (1962)
Título original: To Kill a Mockingbird

Um dos filmes mais bonitos da lista e com mensagens fortes sobre racismo e preconceito! O longa tem direção de Robert Mulligan e é baseado na obra homônima da escritora Harper Lee. A história é centrada em um advogado no Sul do EUA que defende um homem negro acusado erroneamente de estupro! Considero o filme uma adaptação bem fiel e assim como o livro, tem um final agridoce.


Conta Comigo (1986)
Título original: Stand By Me

O post de hoje vou falar muito de Stephen King, a começar por um dos meus filmes favoritos: Conta Comigo. O longa é uma adaptação do conto The Body (Outono da Inocência) que está no livro As Quatro Estações (Different Seasons). A adaptação tem direção de Rob Reiner e conta uma bonita história de amizade entre quatro meninos que se juntam em uma aventura para ver o corpo de um jovem desaparecido. O filme apresenta o drama vivido pelos garotos, suas angústias e suas vidas, trazendo uma bonita trilha do Ben E. King. No elenco temos ainda nomes famosos hoje dia como Wil Wheaton, Corey Feldman, Jerry O’Connell, Kiefer Sutherland e o talentoso River Phoenix, falecido em 1993 e irmão do Joaquim Phoenix.

Nós já fizemos post sobre este filme em uma lista de filmes sobre Amizade e um post divertido sobre como estão hoje em dia as locações do filme!


Sete Anos No Tibet (1997)
Título original: Seven Year in Tibet

Um filme do Brad Pitt não muito lembrado hoje em dia, mas que eu gosto bastante! Sete Anos no Tibet foi lançado no Brasil pela editora LPM (famosa pelos livros de bolso) e é baseado na história homônima de Henrich Harrer, um alpinista austríaco que se tornou amigo do Dalai Lama durante a ocupação chinesa no Tibet. O filme tem direção de Jean-Jacques Annaud e além do Pitt tem no elenco David Thewlis e BD Wong. A adaptação não é muito fiel ao livro, foi bem fantasiada, mas ainda assim considero um bom filme e um daqueles casos que recomendo: “assista o filme e depois leia o livro”!


Um Sonho de Liberdade (1994)
Título original: The Shawshank Redemption

Este é o segundo filme da lista adaptado também do livro As Quatro Estações do Stephen King, mais especificamente do conto Rita Hayworth and Shawshank Redemption (Primavera Eterna). A direção e roteiro adaptado é do Frank Darabont e é de longe uma das melhores adaptações do cinema e um dos melhores filmes que existem na minha opinião e do IMDB também! A história é sobre Andy Dufresne, um homem condenado à prisão perpétua pelo assassinato da esposa e seu amante. Toda a história é contada sob o ponto de vista de Red, um amigo de prisão do Andy e veterano dentro do presídio. A plot é conhecida por seu final surpreendente que mesmo sendo de um filme de mais de 30 anos, vou preservar o spoiler para caso você ainda não o tenha assistido!


O Aprendiz (1998)
Título original: Apt Pupil

Terceiro e último filme adaptado de As Quatros Estações do Stephen King, baseado no conto Apt Pupil (Verão da Corrupção). O filme tem Bryan Singer na direção e em seu elenco Ian McKellen e David Schwimmer. A história apresenta um jovem e promissor garoto que descobre que seu vizinho é um antigo membro do alto escalão nazista, decidindo então o chantagear! Considero o conto muito bom, mas a adaptação pecou numa mudança feita no final, alterando radicalmente a história e dando um outro sentido.

Uma curiosidade sobre o livro: são quatro estações, o que obviamente nos garante quatro contos, mas último conto que nunca foi adaptado é The Breathing Method (Inverno no Clube) e entendo nunca ter sido adaptado pois a história apesar de boa, só tem um único momento clímax por assim dizer!


Segunda Intenções (1999)
Título original: Cruel Intentions

Durante muitos anos da minha juventude, considerei Segundas Intenções meu filme favorito. A história é inspirada na obra Ligações Perigosas de Choderlos de Laclos e tem direção e roteiro de Roger Kumblei, apresentando uma versão contemporânea de dois ricos meios-irmãos que utilizam de seu poder para realizar todos os seus caprichos. 

O livro de Choderlos de Laclos tem um tom bem diferente do filme, sendo escrito como uma coletânea de cartas e ambientado em um período situado próximo da Revolução Francesa. A obra já foi adaptada diversas vezes, sendo inclusive uma delas uma série nacional, escrita pela Manuela Dias e com um elenco composto por nomes como Patricia Pillar, Marjorie Estiano e Selton Mello. Em 2024 ganhou uma série pelo Prime Video.


Clube da Luta (1999)
Título original: Fight Club

Uma das melhores adaptações do cinema, com direção do David Fincher e baseado na obra homônima do Chuck Palahniuk. O filme é extremamente pop, considerado redflag para muita gente (acho isso um exagero), mas um grande sucesso! O longa é estrelado por Brad Pitt, Edward Norton e Helena Bonham Carter, trazendo a história de um funcionário de escritório e um fabricante de sabonetes que fundam um clube da luta clandestina que evolui para algo grande e fora do controle! Por ser um filme antigo e famoso, fica difícil fugir dos spoilers, mas se você teve sorte de não saber, assista sem buscar nenhuma informação da história.

Há um detalhe do filme em comparação ao livro que é em relação ao “final do final”. O livro tem algo como um posfácio que não foi adaptado. Faz falta? Nenhuma! Mas vale o destaque! 

Clube da Luta já foi citado em nossa lista de filmes com Plot Twist.


Guia do Mochileiro das Galáxias (2005)
Título original: The Hitchhiker's Guide to the Galaxy

Vocês conhecem o Dia do Orgulho Nerd? Na verdade isso foi uma alteração comercial criada para o que era conhecido como Dia da Toalha, uma homenagem ao Douglas Adams, autor da famosa Trilogia de Cinco Livros e que inspirou o penúltimo filme desta lista. O Guia do Mochileiro das Galáxias é uma adaptação com direção de Garth Jennings e que não considero muito boa por diversas razões, mas a principal é a forma como muita coisa foi condensada para um único filme. Apesar do grande elenco, como nomes como Martin Freeman, Sam Rockwell e Zoey Deschanel o longa vale mais pela curiosidade dos fãs da obra.

Fica a dica: LEIA os Livros do Guia do Mochileiro das Galáxias e "Não Entre em Pânico"!


Eu Sou a Lenda (2007)
Título original: I am Legend

O título é bastante conhecido no Brasil, ainda mais por ser estrelado pelo amado Will Smith e ainda contar com a brasileira Alice Braga. A adaptação é dirigida pelo Francis Lawrence e baseada no livro do Richard Matheson, lançado no Brasil pela Aleph. A história é centrada em Robert Neville, um dos últimos sobreviventes de um vírus mortal que dizimou muitos humanos, vivendo na companhia de sua cadela e caçando durante o dia mantimentos e cobaias para tentar achar a cura da doença.

Quem já conhece a obra deve saber que o final do filme é diferente do livro, aliás o “inimigo” do Robert é outro. Há disponível no YouTube a versão alternativa do final, mais próxima da verdadeira, mas ainda assim diferente do livro.

A lista vai ficando por aqui! Como falei no início, espero ter influenciado positivamente na curiosidade de vocês e que pelo menos um filme ou livro citado tenha despertado o desejo de conhecer alguma obra!

Caso sinta que faltou alguma coisa, alguma informação está errada, críticas, sugestões ou elogios é só comentar!

Aproveite também e conheça todas as nossa outras listas de filmes, basta clicar aqui! Não esqueça de nos seguir nas redes sociais!


Obrigado pela visita e até a próxima! 

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.