Recomendação de 10 filmes sobre os amados cachorros | Lista


Hoje a lista de filmes recomendados tem uma temática especial e que há muito tempo tenho vontade de falar: os doguinhos! Quem nunca assistiu ao menos um cena com cachorro em filmes ou séries e ficou com o coração mole? Basta lembrar do recente sucesso de John Wick que começou depois de um criminoso mexer com o cachorro errado! Sejam de raça ou vira-lata, sejam reais, desenhos ou CGI, os cachorros sempre deixam o filme mais leve e familiar, mesmo que com uma curta participação. Pensando nisso, fizemos uma seleção de filmes em que eles são os protagonistas, mexendo com as nossas emoções e nos fazendo rir e muitas vezes chorar pelo simples fato de existirem!

A seguir estão as recomendações em ordem cronológica e não da minha preferência!

A Dama e o vagabundo (1955)
Título original: Lady and the Tramp

Quando falamos de filmes com animais, é difícil não ter ao menos um título da Disney! E é justamente com uma obra da Disney que vamos começar: A Dama e o Vagabundo! O longa é bem antigo, datado da década de 50, com direção tripla de Clyde Geronimi, Wilfred Jackson e Hamilton Luske, além de um roteiro de Erdman Penner, Joe Rinaldi, Ralph Wright e Don DaGradi, baseado na obra Happy Dan, the Cynical Dog de Ward Greene. O filme apresenta a divertida e improvável história de amor entre Dama, uma cadelinha bem criada, e Vagabundo, um vira-lata nascido e criado nas ruas. O longa é atualmente um pouco esquecido entre as crianças, talvez por causa das mudanças naturais de gostos de cada geração e existe até mesmo uma mensagem de alerta na Disney+ explicando o problema da história para os dias atuais. Mas, apesar dos anos, o longa ainda é marcante pela sua bonita história e a icônica cena do beijo na hora de comer o macarrão.

Uma versão live action/cgi saiu em 2019 para quem gosta de algo mais moderno!


101 Dálmatas (1961)
Título original: One Hundred and One Dalmatians

Acho que de longe é um dos filmes que mais me marcaram, seja pela arte linda, pela bonita história, pelas músicas ou seu valor nostálgico, afinal, foi um dos primeiros filmes de cachorro que assisti! O longa tem direção de Clyde Geronimi, Hamilton Luske (ambos citados acima) e Wolfgang Reitherman. No roteiro estão Bill Peet e Dodie Smith. Assim como todos o clássico Disney, a música é uma das várias partes que nos marcam bastante. A história apresenta a vilã Cruella De Vil, uma mulher má que é fascinada pela pele dos Dálmatas e deseja criar um casaco de pele com eles.

O longa é uma obra de arte e recebeu um live action em 1996 com a Glenn Close e um focado só na Cruella (2021), com a Emma Stone no papel principal!


K9: Um Policial Bom Para Cachorro (1989)
Título original: K-9

Quem viveu a década de 90 deve ter assistido muito esse filme na Globo, seja em Tela Quente, Sessão da Tarde ou Temperatura Máxima, esse filme era sempre reprisado, assim como muitos com James Belushi. A direção é de Rod Daniel e roteiro de Steven Siegel e Scott Myers. O longa é uma ação policial, mostrando a história de amizade entre um rebelde detetive e um cão policial muito esperto, trazendo um dos finais que para variar nos deixa emocionados!


Bingo: Esperto pra Cachorro (1991)
Título original: Bingo

Assim como K-9, Bingo: Esperto para Cachorro é um daqueles filmes que passou bastante nas reprises da Globo/SBT durante a década de 90. O longa com direção de Matthew Robbins e roteiro de Jim Strain traz a história de um cão fugitivo do circo que encontra em um jovem menino o seu novo tutor. Mas, como nem tudo são flores, o simpático cachorro precisa encarar uma longa jornada quando se perde de seu novo amigo!


Buddy: O Cão Amigo (1997)
Título original: Air Bud

Com direção de Charles Martin Smith e roteiro de Kevin DiCicco, Paul Tamasy e Aaron Mendelsohn,  o filme traz a história de amizade entre um jovem garoto solitário, novo na cidade, e um cachorro, vítima de maus tratos e que escapou de seu antigo tutor. Graças ao Buddy, o garoto começa a se enturmar e até mesmo a melhorar suas habilidades no basquete, afinal, o cãozinho é um cestinha!
Esse é um dos filmes que vi e revi incontáveis vezes nas reprises da TV, na época em que locadora era nosso streaming.

O filme está completo no Youtube, mas sem legenda.


Marley e Eu (2008)
Título original: Marley & Me

Salvo engano, Marley e Eu foi um dos primeiros filmes de cachorro que fez todo mundo sair chorando sem parar com o final do filme. O filme tem direção de David Frankel, roteiro de Scott Frank e Don Roos, baseado no livro de John Grogan. A obra é inspirada na história real do cachorro do John Grogan, trazendo toda a jornada da vida do adorável e encrenqueiro cachorro Marley, em paralelo com a história de sua família humana. Para quem tem ou teve cachorro, é muito fácil se identificar com diversas situações, principalmente quando nossos amigos estão chegando naquela fase mais idosa e com menos energia. Um daqueles filmes para assistir com o lencinho na mão.


Sempre ao Seu Lado (2009)
Título original: Hachi: A Dog’s Tale

Se o lencinho foi necessário no filme anterior, neste então vai precisar também! Sempre ao Seu Lado é dirigido por Lasse Hallström e tem roteiro de Stephen P. Lindsey e Kaneto Shindô, baseados na história real de Hachiko, um cão que viveu no Japão durante a década de 20, e que mesmo após mais de 9 anos da morte do seu dono, ele continuou o esperando na mesma estação. Por mais incrível que pareça, a história do filme é bem parecida com a real, claro que uma versão contemporânea, mas bem fiel no geral.
Gosto demais do filme, mas acho muito triste e por isso nunca mais o reassisti. 


Quatro Vidas de Um Cachorro (2017)
Título original: A Dog’s Purpose

Em geral, a menos que seja animação, não gosto muito dos filmes em que o cachorro “fala”, porém abri uma exceção para este filme! Com direção também de Lasse Hallström, roteiro de Cathryn Michon e Audrey Wells, baseado na história de W. Bruce Cameron, o longa apresenta a jornada de vida e reencarnação do cachorro Bailey para reencontrar seu amado tutor depois de muitos anos de alegria e também sofrimento! O filme não é apenas sobre cachorro, mas é também uma grande história de amor para todas as idades.

Assisti em 2024 na Globoplay.


Ilha dos Cachorros (2018)
Título original: Isle of Dogs

Há tempos eu não assistia um filme de animação stop-motion tão maluco/original e bom ao mesmo tempo. Isle of Dogs tem direção de Wes Anderson e roteiro também dele ao lado de Roman Coppola, Jason Schwartzman e Kunichi Nomura. A história começa com uma antiga lenda do Japão sobre uma dinastia que amava os gatos e detestava os cães, querendo os eliminar. Mas, os cães são salvos por um jovem Samurai. Já no futuro, temos uma cidade japonesa que decide acabar com todos os cachorros, enviando-os para a ilha do lixo depois de uma epidemia de gripe canina castigar os cachorros da região. Nesse contexto, um jovem menino voa para a ilha na esperança de resgatar seu antigo amigo.
A dublagem original é recheada de grandes nomes como Bryan Cranston, Edward Norton e Scarlett Johansson

Assisti recentemente na Disney+.


O Chamado da floresta (2020) (disney)
Título original: The Call of the Wild

Filme mais recente da lista, com Harrison Ford e Omar Sy no elenco, Chris Sanders na direção e roteiro de Michael Green, Jack London e Egerton Ryerson Young. A história é um pouco diferente das tradicionais de cachorro, mostrando mais uma história de um cachorro em busca de suas raízes com os lobos ao mesmo tempo que mantém uma amizade com um homem que perdeu o seu bem mais precioso: o filho. O longa não é o melhor da lista e o fato de usarem um cachorro de CGI me causou um grande incômodo, mas no geral é uma história boa com aquele finalzinho agridoce.
Assisti recentemente na Disney+.

A lista de hoje vai ficando por aqui, mas como sempre digo: estou aberto a críticas, sugestões, recomendações e tudo mais! Se achou que faltou algum filme ou alguma informação não está correta é só comentar!

Aproveite também e conheça todas as nossa outras listas de filmes, basta clicar aqui! Não esqueça de nos seguir nas redes sociais!


Obrigado pela visita e até a próxima! 

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.